3.29.2005

aviso de recepção

As semanas medidas como degraus para o sábado na cama, o domingo engolido em côdeas secas de desilusão e tragos amargos com sabor a tempo perdido para que segunda chegue mais depressa. Para que se possa enfim retomar o curso dos tempos e tudo funcione como deve ser.
A máquina lava, a máquina seca, o fogão cozinha, o ferro passa, a televisão vê, os móveis limpam-se. Hoje em dia há tarefeiras para tudo o que é merda e ela olha para tudo aquilo e pensa que queria, queria mesmo ter nascido homem. E no entanto todas aquelas tarefas tem quem as faça. Mas porra, se o preço é tão desmedidamente alto. Por ter belo condão de dar à luz, por isso se paga tamanho preço: as manipuladoras hormonas, a contracepção, a terapêutica de substituição, a T.P.M., o trifene, o brufen, o nimed e os sacos de àgua quente, o sedoxil, o xanax, o avamigram, a depilação, a quente ou a frio, brasileira, intima, ou, mais virginal e cobardemente, a “normal”, as varizes, as noites de choro, de solidão, a entrega não recepcionada.
Havemos de passar a entregar o nosso amor com aviso de recepção. Não se faz isto: que uma mulher lúcida, apta, capaz, fogosa, inteligente, disposta, cabra, puta, senhora, ande assim desnorteada à procura de quem a queira e mereça e consiga e possa amar, aturar, reeducar e que saiba ficar.
Porque eles vêm, eles miram, chegam, agradam-se, agradam mas não sabem ficar. Não quer dizer que alguns não fiquem, o que ela não percebe é para quê ou porquê. Porque, francamente, às vezes mais valia que se teletransportassem de volta para o planeta de onde vieram.
Mas depressa antes que ela se arrependa. E o arraste para a cama, para o sofá, para a cozinha. Desapareça, mas depressa, antes que ela dê por si a pensar “podes não ser a melhor coisa que me apareceu na vida, mas já tenho 33 e tu até estás aqui: desempregado, a criar barriga, uma cerveja a mais com os amigos da treta, mas até és homem e eu preciso”. Por isso, não basta que eles fiquem, é aliás imperativo que não se fiquem. Mas que saibam ficar.. E eu tenho medo que ela se canse de esperar.